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Tutorial HWI Completo

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Mensagem  ADM Mozy Sex Set 09, 2011 2:01 pm

Para quem não sabe HWI vem do termo em inglês que significa
horizontal wind influence, no português claro, influência do vento na
horizontal.

0. Conhecendo sua tabela de HWI:

De fato o primeiro passo é conhecer sua tabela HWI, ela deverá conter os
seguintes dados:
PIN ou Distancia: este dado significa distancia do buraco.
Calliper ou Calibrador: Valor da força usando o item calibrador do jogo.
% ou Força: valor em porcentagem da jogada , sua barra de força completa equivale a 100%, geralmente a força em % vai de 79.8% a 100.00%.
HWI: influencia do vento.
H+: valor real para cada 1m de altura (+) positiva.
H-: valor real para cada 1m de altura (-) negativa.
Agora que você já conhece o conteúdo da sua tabela HWI vamos ao próximo passo.

1. Encontrando a direção da jogada:

Para saber qual será o HWI usado na jogada, você terá de fazer a seguinte
conta:
Distância do Buraco + Terreno -+ altura do buraco -+ a força gerada pelo vento.
Mas como saber se você deve somar ou subtrair a altura do buraco? Simples, para
altura (-) você deve subtrair no valor da distancia, para altura (+) você deve
somar no valor da distancia.
Para saber a força gerada pelo vento faça o seguinte calculo: cosseno * vento *
hwi da distancia ( VOCÊ DEVE IGNORAR ALTURA PARA ESTE
CALCULO!!! Ou seja, se o buraco está a 214, você fará cosseno * vento * hwi de
214y ) feito isso você terá o valor da força gerada pelo vento ( guarde
este valor, ele será usado para o calculo da força futuramente ).
Mas como saber se devo somar ou subtrair a força gerada pelo vento? Simples,
para vento Norte você deverá subtrair e para vento Sul você deverá somar.

Feito isso você terá encontrado o HWI inicial, agora você terá que encontrar o
HWI final, que será usado para calcular a direção da jogada.
Para encontrar o HWI final você terá duas equações para jogadas diferentes:
a) Para Backspin você fará Altura * 0.015 +- HWI inicial que será seu HWI final.
b) Para Tomahawk e Dunk você fará Altura / 100 +- HWI inicial que será seu HWI final.
Mas como saber se é pra somar ou subtrair no meu HWI inicial?
Para altura (-) você deverá somar, pois o desvio será maior.
Para altura (+) você deverá subtrair, pois o desvio será menor.
Após todo este procedimento você fará está equação:
Seno do angulo * vento * hwi final = direção.
Simplificando:
sin * vento * hwi final = direção.

2. Encontrando a força para a jogada:

Para encontrar a força da jogada você fará o seguinte calculo:
Distância do buraco +- ( altura * H+ ou H- ) +- força gerada pelo vento. ( H+ para
altura positiva, H- para altura negativa ).
Como já foi dito acima, altura (-) você subtrai e altura (+) você soma, a
diferença é que para a força você utilizara a altura REAL do buraco. A força do
vento que você calculou anteriormente será utilizada também no calculo acima. Feito isso você encontrará a distancia real do buraco, agora é só você olhar na sua tabela HWI para ver qual é a força que está na linha da distancia encontrada.

3. Inclinação da bola:

Para inclinação da bola você fará o seguinte calculo: HWI Final / 4 ou HWI final * 0,25
Ambos cálculos resultarão no mesmo resultado.

4. Exemplos:

Agora partiremos para exemplos práticos, começando por:

Tomahawk backspin

Taco 1w - Drive 264
Dados do buraco:
Hole 2 Blue Lagoon 231
Terreno: Tee ( 100% )
Distancia: 231y
Altura: 3.10m
vento: 5m
angulo do vento: 30 graus ( norte ).

Primeiro calcularemos a força gerada pelo vento:
cosseno do angulo * vento * hwi da distancia
0,866 * 5 * 0,578 = 2,50 ( guarde este valor! )

Agora encontraremos o HWI Inicial:

Distancia + Terreno +- altura +- força gerada pelo vento
231 + 0 ( tee 100% ) - 3.1 - 2,50 = 225,4

Agora você vai na tabela e veja qual valor equivalente a 225,4y para Tomahawk, este valor é 0,535.

Agora encontraremos o HWI Final:

Agora você fará o ajuste da altura no seu HWI Inicial, que é obtido pelo seguinte calculo;
altura / 100 +- HWI inicial:
-3.1 / 100 --> 0,031+ 0,535 = --> 0,566 <-- Este é seu HWI Final!

Como você está no tee provavelmente não haverão quebras na bola, exceto em alguns mapas como sepia wind e north wiz, que em alguns holes possuem quebras no tee.

Feito isso é só partir para equação final;
Seno * vento * hwi final =
0,5 * 5 * 0,566 = 1,415 <-- Está é a sua direção final / mira !

Agora para calculo da força na jogada;
Distancia terreno +- altura real +- força gerada pelo vento =
231y - 3,65 - 2,50 = 224,85~225--> Agora olhe na tabela e veja qual a % para 225y --> 83%.
Pronto está será sua força utilizada na jogada!
Agora é só contar , mandar a força pedida e acertar pangya!

Tomahawk com quebra na bola

Taco 1w - Drive 264
Dados do buraco:
Hole 1 Blue Lagoon 425
Terreno: Rough ( 95% )
Distancia: 233y
Altura: 0.26m
vento: 9m
angulo do vento: 32 graus - direção do vento: sul e esquerda.
Número de quebras na bola: 2

Primeiro calcularemos a força gerada pelo vento:
cosseno do angulo * vento * hwi da distancia
0,848 * 9 * 0,589 = 4,49y ( guarde este valor! )

Agora encontraremos o HWI Inicial:

Distancia +Terreno +- altura +- força gerada pelo vento
233y + 4y ( rough ) + 0.26 + 4,49y = 241,75y~242
Agora você vai na tabela e veja qual valor equivalente a 242y para Tomahawk, este valor é 0,642.

Agora encontraremos o HWI Final:

Agora você fará o ajuste da altura no seu HWI Inicial, que é obtido pelo seguinte calculo;
altura / 100 - HWI inicial:
0.26 / 100 --> 0,0026 - 0,642 = --> 0,639 <-- Este é seu HWI Final!

Agora você encontrará o valor de cada quebra;
HWI Final / 4 * número de quebras
0,639 / 4 --> 0,159 * 2 quebras = --> 0,319 <-- este é o valor TOTAL das suas 2 quebras.

Feito isso é só partir para equação final;
Seno * vento * hwi final +- quebras da bola =
0.5299 * 9 * 0,639 + 0.319 = 3,36 tiles <-- Está é a sua direção final / mira !

Agora para calculo da força na jogada:
Distancia + terreno +- altura real +- força gerada pelo vento =
233 + 4y + 0,35 + 4,49 = 241,84~242 --> Agora olhe na tabela e veja qual a % para 242y --> 88,7%!
Pronto está será sua força utilizada na jogada!

Agorá é só contar , mandar a força pedida e acertar pangya!

Backspin

Taco 1w - Drive 264
Dados do buraco:
Hole 2 Blue Lagoon 231
Terreno: Tee ( 100% )
Distancia: 231y
Altura: 3.10m
vento: 5m
angulo do vento: 30 graus ( norte direita ).

Primeiro calcularemos a força gerada pelo vento:
cosseno do angulo * vento * hwi da distancia
0,866 * 5 * 1,005 = 4,35 ( guarde este valor! )

Agora encontraremos o HWI Inicial:

Distancia + Terreno +- altura +- força gerada pelo vento
231 0 ( tee 100% ) -3.1 - 4,35 = 223,55

Agora você vai na tabela e veja qual valor equivalente a 223,55 para Backspin, neste caso você terá que encontrar 1 valor igual a media do hwi de 223 e 224, que seria 0,936. Este é seu HWI inicial.

Agora encontraremos o HWI Final:

Agora você fará o ajuste da altura no seu HWI Inicial, que é obtido pelo seguinte calculo;
altura * 0,015 +- HWI inicial = HWI Final
-3.1 * 0.015 = 0,0465 + 0,936 = --> 0,9825 <-- Este é seu HWI Final!

Como você está no tee provavelmente não haverão quebras na bola, exceto em
alguns mapas como sepia wind e north wiz, que em alguns holes possuem
quebras no tee.

Feito isso é só partir para equação final:
Seno * vento * hwi final +- inclinação do green =
0,5 * 5 * 0,9825 - 0,4 = 2,056 <-- Está é a sua direção final / mira !

Agora para calculo da força na jogada;
Distancia terreno - altura real - força gerada pelo vento =
231y – (3.1 * 1.066) = 3,30 - 4,35 = 223,35 --> Agora olhe na tabela e veja qual a % para 223y --> 92,4%.
Pronto está será sua força utilizada na jogada!
Agora é só contar , mandar a força pedida e acertar pangya!

Backspin com quebra na bola

Taco 1w - Drive 264
Dados do buraco:
Hole 1 Blue Lagoon 425
Terreno: Rough ( 95% )
Distancia: 233y
Altura: 0.26m
vento: 9m
angulo do vento: 32 graus - direção do vento: sul e esquerda.
Número de quebras na bola: 2
Inclinação do green: -0.5

Primeiro calcularemos a força gerada pelo vento:
cosseno do angulo * vento * hwi da distancia
0,848 * 9 * 1.016 = 7.75y ( guarde este valor! )

Agora encontraremos o HWI Inicial:

Distancia + Terreno +- altura +- força gerada pelo vento
233y + 4y ( rough ) + 0.26 + 7.75y = 245.01y
Agora você vai na tabela e veja qual valor equivalente a 245y para Backspin, este valor é 1,166.

Agora encontraremos o HWI Final:

Agora você fará o ajuste da altura no seu HWI Inicial, que é obtido pelo seguinte calculo;
altura * 0.015 -+ HWI inicial:
0.26 * 0.015 --> 0,0039 - 1.166 --> 1.162 <-- Este é seu HWI Final!

Agora você encontrará o valor de cada quebra;
HWI Final / 4 * número de quebras
1.162 / 4 --> 0.2905 * 2 quebras = --> 0.581 <-- este é o valor TOTAL das suas 2 quebras.

Feito isso é só partir para equação final;
Seno * vento * hwi final +- inclinação do green +- quebras da bola =
0.5299 * 9 * 1.162 -0.5 0.581 = 5.62 tiles <-- Está é a sua direção final / mira !

Agora para calculo da força na jogada;
Distancia + terreno +- altura real +- força gerada pelo vento =
233 +4y + 0.286 + 7.76 = 245.04y --> Agora olhe na tabela e veja qual é a % para 245y --> 99.7%
Pronto está será sua força utilizada na jogada!

Agora é só contar , mandar a força pedida e acertar pangya!

5. Contando em tiles pela barra de força
Observe a imagem abaixo:
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Cada risco vermelho equivale ao valor de 0,22 ( 0,22 0,44 0,66 0,88 1,1 )
Cada risco preto equivale ao valor de 0,11 ( 0,11 0,33 0,55 0,77 0,99 )

6. Como contar em PB? Simples observe a imagem abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Imagem auto-explicativa.

7. Tabelas hwi

Tabela 250 hwi --> [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tabela 256 hwi --> .jpeg [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tabela 256 hwi --> .xls [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Tabela de seno e cosseno 1° a 90° --> [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

8. Observações:
a. Nunca arredonde o valor da distancia da força para menos! Exceto se for até 0,3y! Acima de 0,3 arredonde para 1y acima.
b. Sempre que estiver contando, a cada click que você der pressione 0 ou HOME para dar zoom novamente no green, isso evita bug na hora de contar!
c.Se você quiser converter o seu resultado para PB use o seguinte calculo:
resultado final / 0.217 ( NUNCA USE 0.22 ).


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